domingo, 22 de agosto de 2010

Bolo de chocolate

Ingredientes:

- 3 ovos; 2 colheres de sopa de margarina; 1 chávena e meia de chá de açúcar; 1 chávena e meia de chá de leite; 2 chávenas de chá de nesquick em pó; 2 chávenas de chá de farinha; 1 colher de sopa de fermento.

- Cobertura: 200 gr. chocolate de culinária; 150 ml natas; 1 lata de leite condensado cozido.

Começamos por bater as gemas com o açúcar e a margarina até fazer um creme homogéneo. Derreto sempre a margarina antes de a misturar para que o processo seja mais fácil e uso sempre a batedeira! De seguida adicionamos o leite (normalmente uso leite magro para não ficar tão denso), o nesquick, a farinha e o fermento. Batemos muito bem para ficar tudo muito bem misturadinho.

Para finalizar antes de poder ir ao forno, juntamos as claras previamente batidas em castelo. Em relação à forma, já sabem, se tiverem uma de silicone, tanto melhor, senão, toca a besuntar uma forma com margarina e farinha!

Para a cobertura temos de derreter o chocolate em banho maria, e sim, vai ficar meio pegado, por isso, se tiverem um tacho com anti-aderente, tanto melhor! Quando o chocolate estiver derretido, retiramos do lume e acrescentamos as natas, mexendo muito bem. De seguida juntamos o leite condensado. Tenham muita atenção às quantidades porque a cobertura não poderá ficar muito líquida. Se isso acontecer podem juntar um pouco de farinha, mas não muita para não estragar o sabor!

Quando o bolo estiver frio e desenformado, têm duas opções: podem barrá-lo com a cobertura, ou podem deixar de parte para que possa ser servido à medida de cada um!

Dica: coloquem uns morangos em cima da cobertura, ficam muito bem...

1 comentário: